REGULAMENTO EDITORIAL E NORMAS DE ESTILO
DA REVISTA CIÊNCIA VETERINÁRIA NOS TRÓPICOS

REGULAMENTO EDITORIAL

 

Uma das missões do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Pernambuco – CRMVPE é promover a comunicação e a colaboração entre indivíduos e organizações que se dedicam ao ensino, investigação ou divulgação de conceitos relacionados à Ciência Veterinária. A Revista Ciência Veterinária nos Trópicos é o mecanismo para cumprir esse objetivo, publicando artigos científicos enfocando, prioritariamente, assuntos voltados para a clínica médica, cirurgia, saúde animal, saúde pública e reprodução animal e distribuindo-os entre os investigadores, instituições interessadas e profissionais da área.

São aceitos para publicação trabalhos originais de interesse na área de Ciência Veterinária, ainda não publicados, nem encaminhados à outra revista para o mesmo fim.

As opiniões que se expressem nos artigos publicados na revista representam aquelas de seu(s) autor(s) e não necessariamente refletem as da(s) instituição(ões) donde trabalha(m), as do CRMV-PE, ou as do Editor.

Devido ao aumento no número e rigidez das leis de proteção dos animais, só se publicarão na Revista aquelas investigações que cumpram com os padrões de cuidados e uso dos animais para investigação. Nos casos em que seja absolutamente necessário provocar um mal-estar aos animais ou submetê-los a condições de estresse, as ações tomadas devem ser devidamente justificadas, apoiando-se na literatura científica que as respalde. Os artigos que emanem desse tipo de experimento devem incluir os anestésicos, analgésicos, tranqüilizantes ou outras drogas ou medicamentos que se utilizaram para minimizar a dor e os mal-estares causados aos animais.
Tipos de Artigos
Todos os artigos que se publiquem na revista Ciência Veterinária nos Trópicos deverão cumprir com os requisitos de uma das seis categorias seguintes: Artigo de Revisão, Artigo Científico, Comunicação, Educação Continuada, Relato de Caso e Nota Prévia, estando o número de páginas de cada categoria limitado a 15 (quinze), 15 (quinze), 5 (cinco), 10 (dez), 8 (oito) e 8 (oito) respectivamente, em espaço duplo, incluindo tabelas e figuras.
Artigo de Revisão. Refere-se a artigos de revisão científica da literatura sobre temas atuais e ou emergentes, escritos por especialista(s), geralmente por solicitação do Corpo Editorial da Revista. Os manuscritos que se submetam para ser considerado para publicação estarão sujeitos às mesmas normas e políticas de revisão que os manuscritos de artigos científicos. A revisão deve ser a mais atualizada possível. Quando o original exceder a 20 páginas, a publicação será condicionada ao consentimento do corpo editorial. O número de referências bibliográficas pode exceder a 20 (vinte).
Artigo Científico. Esse é artigo emanado de investigação original e que não haja sido previamente publicado, em forma parcial ou total, em outra revista científica. A apresentação da informação em reuniões científicas ou seminários técnicos sob a forma de resumo (expandido ou não), não impede que seja submetido para publicação na Revista, exceto quanto o artigo completo apareça nas memórias das reuniões. Comunicação. Esta é um relato breve sobre resultados de pesquisa em andamento, que sejam relevantes e que mereçam rápida divulgação, escrito sem distinção dos elementos do artigo científico, embora seguindo a mesma ordem.
Educação Continuada. Compreende artigo de divulgação sobre assunto atual de interesse para o exercício da prática veterinária, previamente definido pelo corpo editorial. Relato de Caso. Contempla principalmente a área médico-veterinária, em que o resultado é anterior ao interesse de sua divulgação ou a ocorrência dos resultados apresentados não é planejada. Nota Prévia. Constitui a forma de informar à comunidade científica acerca de algum novo método, técnica ou procedimento que requer publicação rápida para garantir a originalidade ou autoria e que seja considerado de interesse para os leitores da Revista. Quando possível, a nota prévia deve incluir uma comparação entre os resultados obtidos com o novo método com aqueles conseguidos com outros métodos já estabelecidos, incluindo as provas estatísticas apropriadas e as vantagens e desvantagens de utilizar dito procedimento.
Processo de Revisão
O manuscrito que seja submetido para publicação na Revista será julgado previamente pelo seu corpo editorial. Após esse julgamento prévio, o manuscrito poderá ser: a) Recusado para publicação; b) Devolvido ao autor indicado para correspondência assinalado com asterisco (*) para que sejam consideradas as observações indicadas e, posteriormente (num prazo de 15 dias), encaminhado à Revista para ser reavaliado pelo corpo editorial. Após essa reavaliação, o trabalho poderá ser Recusado para Publicação ou ser encaminhado a dois membros do Comitê Ad Hoc para avaliação; c) Encaminhado a dois membros do Comitê Ad Hoc para avaliação, sendo a decisão de cada membro encaminhada ao autor indicado para correspondência.
Os consultores serão escolhidos pelo Editor, de acordo com o conhecimento científico particular dentre de seus campos de especialização e não poderão ser da(s) mesma(s) instituição(ões) à(s) qual(is) pertence(m) o(s) autor(es). Os consultores deverão manter a confidencialidade da informação apresentada no manuscrito e informar ao Editor seu veredicto, conforme o item conclusão do parecerista, constante na Ficha de Avaliação.
Os consultores devem atuar de forma objetiva, ética e submeter suas opiniões por escrito ao Editor, dentro do prazo de 30 (trinta) dias de recebido o manuscrito para análise. O Editor informará ao autor para correspondência acerca do resultado da revisão e incluirá os comentários e opiniões dos revisores. Caso o trabalho tenha sido aceito com correções, o autor tem um prazo de 30 (trinta) dias para devolver ao Editor o manuscrito com as modificações assinaladas pelos revisores/consultores. Quando o trabalho FOR RECUSADO, o mesmo será devolvido ao autor para correspondência contendo apenas os motivos apontados pelo(s) Consultor(res) para a RECUSA, sem direito a apelar ao Editor.
Em geral, existem cinco razões principais que impedem a aceitação de um trabalho pela Revista:
1) O manuscrito enviado como um determinado tipo de artigo, não está de acordo com os padrões de qualidade da Revista, seja porque a investigação não está completa (apresentam-se dados parciais), a evidência que se apresenta não respalda as conclusões ou porque o delineamento experimental e/ou a metodologia empregada não foram adequados.
2) A investigação é uma repetição de outra(s) já realizada(s); é uma validação de fatos estabelecidos ou não acrescenta nada novo ao conhecimento científico;
3) A investigação é de boa qualidade, em termos de delineamento experimental e de conteúdo, porém cobre algum tema que não se relaciona diretamente com a Ciência Veterinária nos Trópicos;
4) A redação do trabalho não segue adequadamente as instruções para os autores dadas pela Revista;
5) O trabalho refere-se à temática específica da Medicina Veterinária, mas fere o artigo 5o da Lei
5.517/68, que trata da competência exclusiva do médico veterinário. O lapso de tempo que transcorra entre o recebimento do manuscrito até sua aceitação definitiva, dependerá da rapidez com que o autor para correspondência faça as correções sugeridas e devolva o manuscrito ao Editor. Uma vez que o manuscrito tenha sido aceito definitivamente, o Editor notificará o autor responsável da publicação e fará todo o esforço possível para sua rápida publicação. Não haverá encargos financeiros pela publicação de artigos, devendo pelo menos um dos autores ser Médico Veterinário inscrito em um Conselho Regional de Medicina Veterinária. Em trabalhos, cuja temática seja específica da Medicina Veterinária (Lei no 5.517/68, Artigo 5o), todos os autores deverão ser Médicos Veterinários. Normalmente, serão feitas 5 (cinco) separatas de cada artigo publicado na Revista. Essas separatas serão remetida ao autor para correspondência, tão logo as mesmas sejam entregues pela gráfica-editora ao CRMV-PE.

 

 

Rua Conselheiro Theodoro, 460 - Zumbi - Recife-PE - CEP 50711-030 - PABX: (81) 3797.2517 - FAX: (xx81) 3797.2514
© 2011 GPS - Informática, Todos os direitos reservados - Assessoria em Informática - crmvpe@elogica.com.br